/Prefeito Santin Roveda comemora a vinda do SAMU Regional

Prefeito Santin Roveda comemora a vinda do SAMU Regional

Os prefeitos da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar), se reuniram nessa semana na sede da 6° Regional de Saúde, para confirmar que no dia 03 de dezembro deste ano, tem início o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional.

Um dos prefeitos que sempre destacou a importância de ter este serviço na região foi o prefeito de União da Vitória, Santin Roveda, que por várias reuniões com relação ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali), pediu várias explicações e valores a serem investidos para ter este atendimento em União da Vitória como nas cidades vizinhas.

A primeira conversa sobre a possibilidade da vinda do SAMU Regional, no Sul do Paraná, ocorreu na manhã do dia 03 de agosto de 2018. Na reunião da Amsulpar, onde os prefeitos de General Carneiro, Bituruna, Cruz Machado, União da Vitória, Paula Freitas, São Mateus do Sul e Antônio Olinto foram a favor da vinda e o prefeito na oportunidade de Porto Vitória, destacou que não poderia dar um parecer no momento devido a situação econômica.

Já na data de 11 de outubro de 2019, os prefeitos se reuniram para outra reunião sobre o tema e puderam ter uma visão ampla sobre os valores a serem pagos por cada cidade no serviço do SAMU. Com essa apresentação de números os prefeitos aceitaram, mas de acordo todos iriam a Curitiba para conversar com o deputado Estadual Hussein Bakri, para a possibilidade de o parlamentar destinar um valor de R$ 500 mil reais para ajudar na estrutura do serviço. Passado alguns dias desta reunião, o próprio deputado confirmou que destinaria o valor de R$ 500 mil de sua emenda parlamentar para o SAMU Regional.

No mês de novembro de 2019, as Secretarias Municipais de Saúde, de cada cidade fez o envio da documentação para o Governo Federal, que é a responsável em fazer a liberação de ambulâncias para cada estado. No primeiro momento foi liberado uma ambulância para os municípios de General Carneiro, Bituruna, Paulo Frontin, e sendo duas para União da Vitória e São Mateus do Sul. O município de Cruz Machado foi contemplado com uma ambulância mais para o segundo lote da programação da integra.

Estrutura / base:

Com a definição da vinda do SAMU para a região Sul do Paraná, no dia 18 de agosto de 2020, na sede da 6ª Regional de Saúde, ocorreu uma reunião de definição de estrutura para as bases do SAMU em cada cidade.

O projeto do Governo Federal, determina que as cidades podem utilizar a estrutura de Saúde ou de unidades do Corpo de Bombeiros para evitar mais gastos, mas se a Administração Municipal quiser pode fazer uma nova estrutura para receber o SAMU, mas deve seguir o projeto enviado de Brasília. Na região, duas cidades decidiram fazer uma sede nova para receber a estrutura, sendo Bituruna e Cruz Machado, os demais municípios vão utilizar estrutura da Saúde. Em União da Vitória, a sede do SAMU ficará junto a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), localizada na área central da cidade.

192 / Encaminhamento:

Todas as ligações feitas para o SAMU 192, vai ser direcionado para uma central preparada para dar o primeiro atendimento e na linha se for o caso um médico já pode repassar algumas informações para ajudar até a chegada da ambulância na residência ou em via pública da situação. Nas cidades de União da Vitória e São Mateus do Sul, ficaram duas ambulâncias, sendo uma delas uma UTI Móvel, as demais ambulâncias que ficaram em cada cidade são veículos para atendimento rápido.

Sobre o atendimento a vítima com as informações repassadas na ligação 192 e com a equipe no local, o médico já vai poder direcionar para qual hospital ou Unidade de Saúde o paciente deve ser encaminhado, fazendo com que o serviço de salvamento seja o mais rápido e ágil no salvamento de vidas. A total responsabilidade de direcionamento do paciente para a Unidade de Saúde ou hospital é a cargo da Central do SAMU, que vai ter numa tela todas as informações de leitos e serviços disponíveis em cada local.