/Meio bilhão de reais para alavancar agricultura familiar e pequenas cooperativas.

Meio bilhão de reais para alavancar agricultura familiar e pequenas cooperativas.

A partir desta terça-feira (27), o agricultor paranaense poderá possuir o programa de crédito exclusivo com juros subsidiados pelo Governo do Estado. A operação é garantida pelo Banco do Agricultor Paranaense. O alcance é estimado em R$500 milhões, o programa foi lançado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e outras autoridades do governo no Palácio Iguaçu.

“Sabemos do trabalho diário que o agricultor realiza, e com esse programa a intenção é aumentar os investimentos por meio da equalização de taxa de juros em diversas atividades agropecuárias”, comenta o deputado estadual Emerson Bacil.

O estado vai compensar o agricultor, por meio da Fomento Paraná, com o reembolso de até 3 pontos porcentuais do juro contratado junto às instituições financeiras que trabalham com crédito rural.

Dependendo do enquadramento dentro do programa e das condições do empréstimo, o financiamento será a juro zero para o agricultor, com os encargos ficando sob responsabilidade do Governo. Há, ainda, carência mínima para o pagamento da primeira prestação, variável de acordo com cada linha de crédito.

A subvenção está autorizada para cooperativas e associações de produção, comercialização e reciclagem, e a agroindústrias familiares, além de projetos que utilizem fontes renováveis de geração de energia e ou destinados à irrigação, entre outros de acordo com a lei aprovada pela Assembleia Legislativa, com o financiamento sendo operado no âmbito do Programa Paraná Mais Empregos.

Irrigação, cooperativas, água, pinhão, erva-mate, psicultura, orgânicos e energia renovável estão entre as linhas que receberão recursos do governo que totalizam meio bilhão de reais.

Fonte: AEN/PR
Fotos: Jonathan Campos/AEN;
Assessoria do deputado estadual Emerson Bacil.