/Na semana do “Paratleta Uniãovitoriense”, vereador Ednilson Godoy destaca projeto paralímpico e pede voto de aplausos aos paratletas

Na semana do “Paratleta Uniãovitoriense”, vereador Ednilson Godoy destaca projeto paralímpico e pede voto de aplausos aos paratletas

No próximo dia 06 de maio, é comemorado o Dia do Paratleta Uniãovitoriense e, nesta semana especial, o vereador Ednilson Godoy fez questão de enfatizar o projeto paralímpico e pedir um voto de aplausos para todos os atletas da cidade que fazem parte das atividades esportivas na condição de paratleta. O dia do paratleta uniãovitoriense foi instituído através da Lei Municipal 4674/2017, através do artigo 7º. A data é muito importante para a cidade que ganhou destaque nos últimos anos pelo trabalho realizado com os paratletas.

O vereador Ednilson Godoy enfatizou o trabalho realizado no projeto paralímpico, o qual teve início em 2012 de forma voluntária com a intenção de oferecer as pessoas com deficiências à oportunidade de praticarem modalidades adaptadas, fazendo com que pudessem socializar e também melhorar a qualidade de vida. O início do projeto contava com quatro paratletas na modalidade de bocha adaptada, a qual era fomentada através de palestras em instituições de ensino, empresas, praças e cidades vizinhas.

Em 2013, a prefeitura contratou o professor Edson César Slonski para ser professor do projeto, em uma parceria entre a Associação Municipal dos Deficientes Físicos de União da Vitória e a Secretaria Municipal de Esportes. Com essa iniciativa, passou a aumentar o número de paratletas, fazendo com que o projeto desenvolvesse para outras modalidades, como atletismo e natação.

Em 2014, o projeto já estava em evidência na cidade e região, disputando competições a nível estadual e nacional, chegando a ter a maior equipe de bocha adaptada do Paraná com quinze paratletas. Também neste ano, o professor Edinho e o paratleta Crystian Felipe Godoy – que na época tinha 12 anos – viajaram para a Dinamarca disputar o campeonato Mundial de Petra (triciclo Adaptado) retornando com o título de campeão mundial na categoria kids JR nas provas de 40 e 60 metros.

Com conquistas em todos os anos seguintes, o projeto veio a se tornar no ano de 2017 um programa, através da lei que também instituiu o dia do Paratleta Uniãovitoriense em 06 de maio. De 2012 a 2019 – antes da pandemia, muitas foram às conquistas coletivas, individuais e pessoais. O projeto em 2012 começou com dois amigos, 4 paratletas e 3 familiares, hoje com 9 anos e com todos os apoiadores, familiares, profissionais, equipe técnica, Secretaria de Esportes direta e indiretamente, somam mais de 100 pessoas envolvidas.