/Sindicato do Magistério Municipal se reúne com prefeito de União da Vitória para apresentar reivindicações

Sindicato do Magistério Municipal se reúne com prefeito de União da Vitória para apresentar reivindicações

O Sindicato do Magistério, representado pelo presidente, Professor Márcio Utzig, juntamente com as Professoras Solange Garcia e Priscila Wisniewski, estiveram nesta segunda-feira, dia 03 de maio, reunidos na prefeitura de União da Vitória com o prefeito, Bachir Abbas, vice-prefeito, Jairo Clivatti, secretário de Educação Ricardo Brugnago, além do Financeiro e Consultores Jurídicos.

Na ocasião, o Sindicato do Magistério apresentou diversas reivindicações da Categoria, sendo a principal à revisão geral anual, onde buscou que fosse reposto o poder aquisitivo da remuneração decorrente da inflação de todo o período que não houve a recomposição. Segundo o Sindicato, a última revisão geral aconteceu em abril de 2019 e, com isso, o acumulado de maio de 2019 até abril de 2020 resultou no percentual de 8,64%.

Durante a reunião, o prefeito justificou que a prefeitura encontra dificuldades para fazer essa reposição porque pretende fazer até o final do ano um aporte de R$ 20 milhões de reais no Fundo da Previdência. O vice-prefeito também falou que uma empresa já foi contratada com o objetivo de avaliar a situação do Fundo, e quando começar esse trabalho oficialmente, haverá uma comissão para acompanhar o andamento dos trabalhos.

O presidente do Sindicato, por sua vez, na busca de assegurar o direito da classe de educadores, pontuou que o acumulado de perda no poder aquisitivo segundo IPCA (Índice Nacional de preços ao consumidor amplo) desde maio de 2019 é expressivo, e com isso, é necessário que se tenha estudos no sentido de futuramente ser considerado, afim de que não se haja perdas em relação à reposição, a qual não é ganho e sim recomposição da perda salarial em que pese o aumento do custo de vida decorrente do aumento inflacionário.

Foram apresentadas pelo presidente do Sindicato outras reivindicações de valorização da Categoria, na certeza de sempre buscar defender os direitos da classe. Outro ponto importante da reunião foi relacionado à realização de concurso público, que segundo a Administração Municipal há uma demanda em todas as áreas, de forma que o mesmo já está sendo organizado levando em consideração a reposição decorrente das recentes aposentadorias nas mais variadas áreas do funcionalismo público Municipal.

Retorno das aulas presenciais
No decorrer da reunião também foi debatido sobre o aumento nos casos da Covid-19, sendo que, novamente o prefeito afirmou que as aulas presenciais não retornarão sem que haja total segurança para alunos, professores e demais funcionários. O secretário de Educação também adiantou que estão sendo providenciados os EPI’s para proteger os educadores na volta às aulas.