/DIA DA LIBERDADE DE IMPRENSA: Cale a boca, jornalista!

DIA DA LIBERDADE DE IMPRENSA: Cale a boca, jornalista!

Em pleno ano de 2021, é preciso falar sobre o papel da imprensa. Talvez isso não fosse necessário. Mas é. Afinal, os jornalistas pelo mundo afora ainda enfrentam barreiras e pressões para não publicar tal matéria, para não falar sobre certos assuntos. Com coragem, colocando até mesmo suas vidas em risco, profissionais enfrentam tudo isso e escrevem, publicam, fazem reportagens para a TV, para portais de notícias. Sem liberdade, a verdade não aparece.

Embora o jornalista não expresse sua opinião, é inevitável que sua leitura de mundo seja vista na forma de contar uma história. Suas impressões ficam no DNA do texto ou do VT, por exemplo. E é ai que a liberdade entra em campo. O jornalista precisa trabalhar sem algemas, livre para poder contar essa e aquela história, doa a quem doer. O papel da imprensa é esse: formar opiniões, narrando de maneira imparcial os fatos que movem o mundo, seja qual mundo for. É mexer em feridas, é mexer com “gente grande”, é apontar falhas, é vencer os boatos. Jornalismo não é elogiar sempre: é mostrar os erros, é cobrar, é fazer críticas quando necessário! Jornalista não julga mas exerce a função de olhos e ouvidos da sociedade.

Nas Cidades Irmãs, os ataques à imprensa são mais velados, mas presentes. Não são bombas jogadas na redação nem assassinatos, mas mensagens deixadas claras nas entrelinhas. “Vai falar sobre isso mesmo? Não vai se complicar depois?”, ou, “Pare de fazer mal à população com essas publicações”, já foram experiências narradas por repórteres da região. Nada os calou.

Desde sempre, os obstáculos fazem parte no exercício da atividade e quando mais denso o assunto, mais assustadores ficam as ameaças. Nada cala o bom jornalista, nem ameaça, nem dinheiro. Sem liberdade, a verdade não aparece. Como já dizíamos quando crianças: “cala a boca já morreu!”.

Hoje, 7 de junho, o Brasil celebra o Dia da Liberdade de Imprensa (no mundo, conforme orientação da ONU, a data é comemorada em 3 de maio). A data marca o direito de todos os profissionais da mídia de investigar e publicar informações de forma livre.