/Vereadora Alandra Roveda apresenta projeto que institui em União da Vitória o programa de cooperação e código sinal vermelho

Vereadora Alandra Roveda apresenta projeto que institui em União da Vitória o programa de cooperação e código sinal vermelho

Durante a sessão ordinária da Casa de Leis de União da Vitória realizada durante a noite dessa segunda-feira, dia 02 de agosto, a vereadora Alandra Roveda, apresentou um Projeto de Lei Ordinária em prol das mulheres.

O projeto nº 37/2021 institui em União da Vitória o programa de cooperação e código sinal vermelho, como forma de pedido de socorro e ajuda para as mulheres em situação de violência doméstica ou familiares, uma medida de combate e prevenção à violência doméstica, conforme a Lei Federal Nº 11/340 de 07 de agosto de 2006 e lei nº 20.595 de 28 de maio de 2021 do Estado do Paraná.

“Este projeto é muito importante para que possamos dar mais essa assistência para as mulheres de União da Vitória. Existem muitas situações de violência e muitas mulheres não encontram formas de buscar ajuda. Temos que trabalhar para dar essa assistência e diminuir os casos“, destacou a vereadora Alandra Roveda ao falar sobre o projeto para o Canal 4 TV.

O código “sinal vermelho” é uma forma de a vítima pedir ajudar expondo a mão com uma marca em seu centro, na forma de um “X”, feita preferencialmente com batom na cor vermelha e, em caso de impossibilidade, com caneta ou outro material acessível.

Conforme a Lei, o atendente de farmácias, repartições públicas e instituições privadas, portarias de condomínios, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, lojas comerciais, supermercados e outros que identificar o pedido de ajuda deverá coletar o nome da vítima, seu endereço ou telefone e ligar imediatamente para o número 190.