/Pais abandonam empregos para cuidar da Larinha: toda ajuda é bem-vinda

Pais abandonam empregos para cuidar da Larinha: toda ajuda é bem-vinda

Todo pai e toda mãe adoram acompanhar a evolução de seus filhos. O primeiro passinho, a primeira palavra, as primeiras descobertas! Mas, quando os filhos são especiais, as conquistas são ainda mais inspiradoras.

É assim, à espera de pequenas evoluções, que os pais Jorge Luis Tarniowicz e Sara Cristiane da Silva dos Santos vivem. Contudo, no caso deles, elas significam a retirada de um determinado medicamento, de uma sonda, ou simplesmente de uma noite bem dormida ou de uma semana sem hospital. Eles são pais da pequena Lara, nome cujo significado é, entre outros, valente e falante! A Lara tem pouco mais de um aninho.

“Nasceu de cesárea, quando minha esposa estava com 37 semanas de gestação, sem nós sabermos que ela tinha problemas. Minha esposa passou muito mal. Após o nascimento, tivemos a notícia que ela tinha traços de síndrome de down. Ela foi transferida às pressas para Campo Largo aonde nós não sabíamos dos outros problemas dela”, conta Jorge.

Larinha nasceu também com o ânus imperfurado, o que exigiu a colocação de uma bolsa de colostomia. Além disso, ainda com meses de vida, ela precisou de uma cirurgia por conta de uma cardiologia congênita, ficando 35 dias entubada. Precisou de uma dieta especial.

“E teve os pulmões muito prejudicado também e evoluiu a laringomalacia. Ficamos mais 48 dias no (hospital) Pequeno Príncipe”, continua o pai. “Quase a perdemos. Voltamos para União da Vitória e na APMI, foi colocado uma traqueostomia. A Lara teve duas paradas cardíacas e nossa luta foi muito para reverter. Nossa sorte é que ela é muito forte. Ela quem nos deu coragem”. Lara enfrenta problemas gastrointestinais e também na tireoide.

Ela é a luz na vida da família. Enche os dias de sonhos e de esperança. Há dias mais alegres, outros nem tanto. E para se manter na luta, Jorge e Sara contam com a ajuda da comunidade. É que embora o tratamento de Lara tenha sido custeado pelo Sistema Único de Saúde, a vida deles praticamente foi interrompida para dar conta de assistir à pequena. Assim, toda ajuda é bem-vinda. Ao longo deste primeiro aninho de vida de Lara, uma Ação entre Amigos foi feita, para ajudar no custeio das despesas, porém, os recursos já foram gastos.

COMO AJUDAR
O casal mora em União da Vitória, no bairro São Luiz. Jorge e Sara deixaram seus empregos para cuidar integralmente de Larinha. Então, se puder ajudar, faça isso. As contribuições podem ser feitas via PIX, 00884466973.