/Projeto do vereador Ednilson Godoy que visa alinhar entidades e hospitais na assistência à recém-nascidos com Síndrome de Down entra em pauta

Projeto do vereador Ednilson Godoy que visa alinhar entidades e hospitais na assistência à recém-nascidos com Síndrome de Down entra em pauta

Durante a sessão da Câmara de Vereadores dessa segunda-feira, dia 20 de setembro, foi colocado em pauta um projeto de extrema importância para melhorar a assistência para as famílias com recém-nascidos diagnosticados com Síndrome de Down.

O projeto dispõe sobre a obrigatoriedade por parte dos hospitais de proceder ao registro e a comunicação imediata quando diagnosticado um caso em recém-nascido junto às instituições, entidades e associações especializadas que desenvolvem atividades específicas para pessoas com deficiência.

O vereador Ednilson Godoy que foi o idealizador deste projeto justificou enfatizando que pessoas com Síndrome de Down, é gente em primeiro lugar, com os mesmos direitos e necessidades que todo mundo, e a inclusão deve iniciar de forma precoce, visando mais qualidade de vida. “Se faz necessário garantir as condições reais de inserção a socialização, inclusão, e assim possibilitando geração de oportunidades, sendo de suma importância para o desenvolvimento da autonomia da criança, refletindo positivamente em sua qualidade de vida, suas potencialidades e sua integração efetiva como protagonista produtivo em potencial junto ao contexto social“, justificou.

No projeto, o vereador destaca que se consideram instituições, entidades e associações os órgãos públicos e privados cadastrados no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Conselho Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal de Saúde, e que realizam e prestem serviços de atendimento à pessoas com Síndrome de Down.

A comunicação tem por objetivo garantir apoio, acompanhamento e intervenção imediata através de seus profissionais capacitados, com vistas á estimulação precoce; permitir a garantir e o amparo aos pais; afastar o estimulo tardio, garantindo influências positivas e garantir as condições reais de inserção a socialização. O projeto entrou em expediente e será colocado para 1ª votação na próxima sessão que será realizada na segunda-feira, dia 27 de setembro.