/Santin Roveda defende incentivos para energia solar no Paraná

Santin Roveda defende incentivos para energia solar no Paraná

A energia solar não pode ser considerada mais uma alternativa, mas sim uma realidade no desenvolvimento sustentável das cidades com um baixo custo, disse o ex-prefeito de União da Vitória, Santin Roveda (União Brasil) após visitar a Balfar Solar nesta sexta-feira, 14, em Paranavaí,

Santin Roveda, pré-candidato a deputado federal nas eleições de 2 de outubro, acompanhou a produção dos painéis fotovoltaicos e os projetos em desenvolvimento pela empresa, a primeira fábrica do Brasil e a maior da América do Sul, “No Paraná já temos uma cooperativa de usina solar, vários usinas fotovoltaicas, escolas, empresas e hotéis já produzem sua própria energia, reduzindo os custos em mais de 50%”, destacou.

“É preciso de incentivos à produção como a isenção do ICMS e abertura de linhas de créditos ao setor. Na Europa, por exemplo, vários países garantem até subsídios para a produção de energia renovável.

O diretor da Balfar Solar, Antônio Bárbara, adiantou que o setor vai crescer muito, a empresa vai se expandir nos próximos quatro anos para alcançar a produção de pelo menos 300 mil placas por mês. “Estudos apontam que atualmente cerca de 44% da energia produzida no país são de fontes renováveis. Deste índice, somente 2% é fotovoltaica e a proposta é chegar em curto prazo na faixa dos 34%”.

O setor trabalha para acelerar a expansão renovável da matriz elétrica brasileira. A geração própria de energia solar já está presente em 5.083 cidades e em todos os estados brasileiros. Com o mercado crescendo rapidamente, aumenta também a procura das empresas do setor elétrico por especialistas na área. “Há necessidade capacitar mais profissionais nas áreas de produção e planejamento e a Balfar é exemplo, modelo e referência deste trabalho”, disse.