/Julgamento envolvendo facção criminosa em União da Vitória mobiliza forças policiais e bloqueia trânsito na área central

Julgamento envolvendo facção criminosa em União da Vitória mobiliza forças policiais e bloqueia trânsito na área central

Parte da área central de União da Vitória literalmente parou nesta manhã de quarta-feira, dia 31 de agosto, em razão do julgamento de integrantes de facção criminosa que ocorreu no Fórum da Comarca. Dezenas de policiais foram mobilizados para o julgamento e o trânsito foi bloqueado em diversas ruas ao entorno do prédio.

O julgamento conforme apurado pela reportagem do Canal 4 TV, envolve integrantes de facção de criminosa que se envolveram em uma situação de homicídio ocorrido no ano de 2020, no bairro São Braz no Distrito de São Cristóvão. Na ocasião, o confronto entre as facções do Primeiro Comando da Capital – PCC e Primeiro Grupo Catarinense – PGC, originado devido a uma suposta vingança terminou com um homem executado pelo crime e outro morto em confronto com Polícia.

Dois anos após o crime, o julgamento foi promovido nesta quarta-feira e foi marcado por muito mistério, chamando a atenção pela força policial mobilizada e toda a estrutura montada, especialmente, pelo bloqueio das ruas visando impedir uma possível ação contra o julgamento que colocou dois homens no banco dos réus. Os acusados tiveram os nomes preservados.

Entretanto, durante o julgamento a defesa apresentou novas informações que não constavam nos autos e alegou que a omissão ou não inclusão desses fatos poderia comprometer um julgamento justo. Com os fatos, o julgamento foi suspenso por nulidade do processo.

RELEMBRE O CASO

Em meados de junho de 2020, esteve em evidência em União da Vitória o confronto entre as facções do Primeiro Comando da Capital – PCC e Primeiro Grupo Catarinense – PGC, principalmente, no Distrito de São Cristóvão. No dia 29 de junho, membros de uma das facções invadiram a casa do membro rival, na rua Luiz Moretti, esquina com a rua Luiz Wolski no bairro São Braz e executaram com vários tiros um homem identificado pelas iniciais “J. D. M.”, de 31 anos. O crime teria sido uma suposta vingança a um confronto ocorrido dias antes.

Após cometer o crime, os responsáveis pelo crime foram flagrados na fuga pela Polícia, sendo iniciado um confronto. Depois de tentar fugir em um veículo GM/Classic de cor prata e não conseguir, os elementos tentaram seguir a pé onde um deles foi baleado no confronto com a PM e morreu há uma quadra de onde aconteceu o primeiro homicídio, na rua Albano Drumond dos Reis. O jovem foi identificado pelas iniciais “L. G.”, de 19 anos.

Depois dos confrontos que terminaram com pelo menos quatro homens ligados a facções criminosas mortos, sendo dois deles pela Polícia, a ordem foi restabelecida no Distrito de São Cristóvão, não havendo desde então, situações de maior complexidade envolvendo facções.