/Educadoras da APAE de Porto União participam do V Congresso Interamericano de Autismo

Educadoras da APAE de Porto União participam do V Congresso Interamericano de Autismo

Pensando no aperfeiçoamento para melhor atender os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto União, os professores e equipe pedagógica fizeram o pagamento da inscrição, deslocamento e hospedagem e estiveram se reunindo em Curitiba nos dias 16, 17 e 18 de setembro, para participar do V Congresso Interamericano de Autismo e Políticas de Inclusão, que ocorreu no Teatro Bom Jesus, e após vários assuntos abordados, os educadores da APAE poderão colocar na prática todos os ensinamentos.

A abertura do evento ocorreu às 19h, com autoridades da área da Educação de Curitiba e de personalidades em nível Nacional do atendimento de Autismo. Já às 20h, teve início o primeiro debate feito pela senhora Christina Corsello que abordou direto dos Estados Unidos, o assunto: TEACCH na era das práticas baseadas em evidências. Já durante todo o sábado, várias profissionais passaram pelo palco em destaque médicos, pedagogas e estudiosos que atuam diretamente sobre o Autismo. Já o último dia de Congresso de Autismo, contou com uma roda de conversa sobre Políticas Públicas de Inclusão da Pessoa Autista, com três estudiosas sobre o tema além de viver a realidade de famílias em várias regiões do Brasil, sendo elas: Tatiana Takeda, Elyse Matos e Fátima Minetta e a roda também teve a presença do jovem que é autista Willian Chimura. Para encerrar o V Congresso Interamericana de Autismo o tema foi: Os transtornos do Espectro do Autismo e à Pandemia da Covid-19, com o médico José Salomão Schwartzman, que enfatizou que vários estudos estão em andamento como também já tem estudos que as possíveis causas que podem causar o Autismo e que os futuros pais devem dar à devida atenção na saúde pessoal como também o casal deve unir forças durante a gestão e fazer todos os exames e acompanhamentos médicos.

A diretora da APAE de Porto União, Lorena Scheffer Redolfi, no final do evento, afirmou que foi produtivo para todos os professores que se uniram para estar participando. “Estamos encerrando a nossa participação no V Congresso Interamericano de Autismo e Políticas de Inclusão, e com muita alegria a APAE de Porto União, veio participar e vamos levar muito conhecimento, muito aprendizado, e várias informações que vamos aplicar em nossa APAE, e o nosso grupo sai muito feliz e ter participado deste Congresso Interamericano de Autismo”, finalizou Lorena.

Mais conhecimento:

Depois do evento em Curitiba, na segunda-feira, 19, alguns professores também fizeram o pagamento da inscrição para outro curso desta vez na sede da APAE de União da Vitória, com o tema: Apresentamos aqui o método de alfabetização “Abacada”, com a senhora Claudia Mara da Silva. O método “Abacada” tem o professor como mediador e condutor da aprendizagem, onde o processo acontece a partir de experiências que são organizadas em cinco níveis: Sensação, Percepção, Formação de Imagem, Simbolização e Conceituação.

Foto: Comunicação APAE Porto União