/Beto Richa x Jocelito Canto: Julgamento de recurso pelo TSE define nesta quinta-feira quem assume

Beto Richa x Jocelito Canto: Julgamento de recurso pelo TSE define nesta quinta-feira quem assume

Está pautado para a sessão desta quinta-feira, dia 01, do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, o julgamento da ação que vai decidir quem vai assumir a cadeira de deputado federal pelo PSDB a partir de 2023: Beto Richa ou Jocelito Canto. Na urna quem venceu foi o ex-prefeito de Ponta Grossa. Jocelito Canto teve 74.348 votos enquanto o ex-governador obteve 64.868 votos.

Apesar de ter mais votos, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná declarou Richa eleito deputado federal. Jocelito é alvo de uma ação do deputado federal Sandro Alex (PSD), que pede a impugnação da candidatura do ex-prefeito por conta de uma condenação de 2013. Na época, o comunicador foi condenado por ter utilizado um policial militar em sua segurança particular no período em que esteve à frente da Prefeitura Municipal. A candidatura de Jocelito foi impugnada pelo TRE-PR uma semana antes da eleição.

A decisão aconteceu após 4 votos favoráveis pela impugnação contra 2 pela elegibilidade. Com a decisão em primeira instância e a vitória nas urnas, Jocelito entrou com um recurso no TSE para fazer valer os mais de 74 mil votos recebidos para o cargo de deputado federal e conseguir assumir o mandato em 2023.

Com informações: Blog Politicamente e Grupo aRede