/Alckmin toma posse como ministro focado na reindustrialização do Brasil

Alckmin toma posse como ministro focado na reindustrialização do Brasil

O ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, teve a posse do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, na gestão da pasta, nesta terça-feira, dia 03, no Palácio do Planalto, prestigiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No governo de Jair Bolsonaro o departamento estava sob responsabilidade do ministério da Economia, onde Paulo Guedes era o gestor.

Alckmin discursou por quase meia hora e elencou os desafios para a industrialização do país e suas prioridades como ministro. “O momento nos impõe trabalharmos incansavelmente pelo emprego e pela distribuição de renda, em apoio à indústria, ao comércio e ao setor de serviços”, frisou. Segundo ele, o sucesso do setor produtivo brasileiro exige a simplificação das regras do sistema tributário de forma a favorecer a competitividade nacional.

“O esforço de reindustrializar o Brasil, para aperfeiçoar ainda mais a nossa agroindústria e todo o parque industrial, agregando-lhe mais valor, e para incluir os trabalhadores e trabalhadoras brasileiras em nossa economia, não são tarefas episódicas, mas uma obra de todo o governo comprometido com um futuro melhor e mais justo para nosso povo”, observou

Na sua avaliação inicial, a indústria precisa retomar o protagonismo e expandir sua participação na geração de riquezas. Dentre outras coisas, aliado ao contexto ambiental “o grande protagonista do processo de descarbonização global”, desde que investindo em inovação e pesquisa, conforme o ministro. Isso numa parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Marina Silva.