/Mais mulheres gestantes e após terem filhos morreram de Covid

Mais mulheres gestantes e após terem filhos morreram de Covid

Estudo do Observatório de Covid-19 da Fiocruz sobre a pandemia de covid-19 revela mais mortes em gestantes e puérperas (após darem a luz) que na população em geral. O aumento de óbitos maternos ficou na casa de 40%, num comparativo com anos anteriores. O índice para moradoras de zona rural morrerem foi 61% maior; mulheres negras tiveram 44% a mais.

Quando internadas fora do município de residência, 28% a mais do que o grupo controle. Ao longo de 2020, o país registrou 549 mortes maternas por covid-19, principalmente em gestantes no segundo e terceiro trimestre. Ainda, a pesquisa identificou que as chances de hospitalização de gestantes com diagnóstico de covid-19 foram 337% maiores.

Para as internações em UTI (unidades de terapia intensiva), as chances foram 73% maiores e o uso de suporte ventilatório invasivo 64% maior que os pacientes em geral com covid-19 que morreram em 2020. Os dados usados são do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) para óbitos por covid-19 nos anos de 2020 e 2021.