/Projeto Rio Vivo para o rio Iguaçu em União da Vitória tem meta de soltar mais de 150 mil unidades de peixes nativos

Projeto Rio Vivo para o rio Iguaçu em União da Vitória tem meta de soltar mais de 150 mil unidades de peixes nativos

União da Vitória está entre os primeiros municípios do Paraná que irão receber neste ano o Projeto Rio Vivo, que já soltou mais de 2,6 milhões de peixes nativos em diversas bacias hidrográficas do Estado.

A notícia foi recebida pelo secretário municipal de Agricultura, Marcelo Schlenert, durante reunião com o secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge, onde foram tratadas diversas pautas que serão realizadas em União da Vitória a partir de 2023.

“Para nós é de grande alegria saber que fomos contemplados com o Projeto Rio Vivo, que visa a repovoação de peixes nativos nas bacias hidrográficas do Paraná e que trará vida nova para o nosso Rio Iguaçu que é tão importante para União da Vitória e toda a região”, anunciou Marcelo.

Iniciado em 2020, o projeto já atendeu a diversas bacias hidrográficas, oferecendo melhores condições para seu desenvolvimento, exploração de suas vocações, melhoria social das populações lindeiras e conservação ambiental.

A soltura é realizada depois um estudo do Instituto Água e Terra (IAT) órgão parceiro no projeto, que define quais as melhores espécies a serem soltas e também o melhor local. Os peixes soltos são do tamanho “juvenil”, o que aumenta sobremaneira sua sobrevivência, diminuindo as grandes perdas por predação inevitáveis quando as ações são feitas com alevinos.

“Para a nossa região a expectativa é de que sejam soltos mais de 150 mil unidades de peixes nativos, como lambari, jundiá e pintado”, afirmou o secretário que destacou que além da preservação da fauna o projeto também cria uma consciência ambiental, com a participação da sociedade civil, especialmente de estudantes e pessoas da terceira idade e também será realizado o plantio de árvores nativas nas margens dos rios, ampliando a importância sobre a conservação do meio ambiente e preservação da fauna e flora de toda a região.