/COGEMATE se reúne pela primeira vez no ano para planejar ações de 2023

COGEMATE se reúne pela primeira vez no ano para planejar ações de 2023

A diretoria do Conselho Gestor da Erva Mate – COGEMATE esteve reunido nesta quarta-feira (01) para realizar a primeira reunião de 2023, a qual foi marcada pelo planejamento das ações que serão desempenhadas ao longo do ano.

Na oportunidade, estiveram reunidos membros de Associações de produtores, IDR/PR, SEAB e o secretário de Agricultura de União da Vitória. Os presentes fizeram um balanço de 2022, onde foi conquistado recursos junto ao Gabinete do Deputado Estadual, Hussein Bakri somando um total de R$ 700 mil reais que permitiram a compra de equipamentos para o laboratório de agronomia do IFPR – Campus União da Vitória e custeio de pesquisas para controle dos dois tipos de pragas que atacam a erva-mate.

Já em 2023, o objetivo do COGEMATE é garantir uma amplitude maior e realizar diversas ações na região. Junto ao Governo do Estado do Paraná, o Conselho vai buscar reforço na Assistência Técnica volta à erva-mate. “Ações que buscam estruturar mais o COGEMATE. Fortalecer cada dia mais para que possamos desenvolver”, destacou o presidente do COGEMATE, Nei Kukla.