/27º Congresso Escoteiro Estadual acontece em Porto União neste fim de semana

27º Congresso Escoteiro Estadual acontece em Porto União neste fim de semana

A cidade de Porto União será a sede e receberá neste fim de semana, nos dias 18 e 19 de março, aproximadamente 400 pessoas, no Colégio Santos Anjos, para o 27º Congresso Escoteiro Estadual e a 30ª Reunião Ordinária da Assembleia Escoteira Regional.

O encontro é um dos maiores e mais importantes eventos técnicos do escotismo catarinense. O público representa os 22 distritos escoteiros de Santa Catarina, compreendendo adultos voluntários (escotistas e dirigentes) jovens líderes,pioneiros e outros convidados.

A abertura dos trabalhos acontece na manhã do dia 19, seguida do painel “Saúde emocional da criança, adolescentes, jovens e adultos nos tempos atuais”, com as palestrantes: Francine Grendene Ortigara, Cristiane Stankevicz e Leila de Paula.

A tarde o público participará de oficinas sobre diferentes temas entre eles, inclusão, sistema de equipes, meio ambiente, a vida de Baden Powell, fundador do movimento escoteiro, e outros assuntos pertinentes ao escotismo e a sociedade. Durante a tarde haverá, ainda, o Fórum Regional de Jovens Lideres, maior instância deliberativa da Rede de Jovens Líderes. Nesses momentos ocorrem a apreciação e deliberação de propostas de trabalho, eleições e diálogos de interesse da juventude escoteira. E uma novidade no evento é a Vigília Regional Pioneira, às 23 horas, uma excelente oportunidade de união, debates, reflexão e interação entre os membros do ramo pioneiro de Santa Catarina (18 a 21 anos).

Outro momento significativo é a Sessão Solene da Assembleia Regional, que acontece às 20 do dia 18, no auditório do Colégio Santos Anjos. A solenidade reserva espaço para autoridades locais e do escotismo, bem como parceiros do Congresso. É um momento de reconhecimento, agradecimento e confraternização que fecha o primeiro dia de evento.

Já na manhã do dia 19, acontece a 30ª Assembleia Escoteira Regional, órgão máximo, representativo e normativo da Região Escoteira. Nessas reuniões ordinárias ocorre a prestação de contas do exercício anterior, deliberação do orçamento, apresentação do relatório de atividades da Diretoria Regional, processos eleitorais e assuntos gerais de interesse dos associados.

O Escotismo foi fundado por Lord Robert Stephenson Smyth Baden-Powell (BP), em 1907, na Inglaterra. É um movimento mundial, com mais de 50 milhões de membros. A proposta do Movimento Escoteiro é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei Escoteira, através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre.

Em Santa Catarina, o Movimento Escoteiro cresce muito bem estruturado, contando com mais de 10.400 mil membros inseridos nos 139 grupos escoteiros catarinenses. Fazem reuniões sempre respeitando e priorizando a proposta do Movimento Escoteiro e valorizando a Lei e Promessa Escoteiras.

Serviço:
27º Congresso Escoteiro Regional
30ª Assembleia Escoteira Regional
Dias:18 e 19 de março de 2023 – Porto União
Local:Colégio Santos Anjos
Início: 8 horas do dia 18/03
Sessão Solene: 20h – Auditório Colégio Santos Anjos
Contato para entrevistas:
Escritório Regional: (48) 9. 9656-6556
Presidente dos Escoteiros de SC: Narcizo Saffério Giraldi
Diretora de Marketing: Cleusa Vernier Frese