/Escola Municipal de União da Vitória também foi aprovada na 1ª seletiva do Prêmio Nacional “Educador Transformador”

Escola Municipal de União da Vitória também foi aprovada na 1ª seletiva do Prêmio Nacional “Educador Transformador”

A Escola de Educação Básica – E. M. Professora Judith Goss de Lima, do bairro Rio de Areia em União da Vitória está em destaque através de um projeto desenvolvido pela professora Claudinéia Aparecida Alves Buch, mestranda da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, do Programa de Pós- Graduação Mestrado Profissional em Educação Básica- PPGEB, sob orientação da Drª Caroline Elizabel Blaszko.

O projeto foi intitulado “A HORTA: CENÁRIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRANSDISCIPLINARES E ECOFORMADORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL” e foi desenvolvido na turma do 5º a 9º ano de 2022, no entanto, conseguiu mobilizar toda à comunidade escolar.

Conforme a idealizadora do projeto, foi realizada a revitalização da horta escolar, espaço esse conhecido como recanto verde, que visa promover práticas mais apreciáveis, buscando a participação, protagonismo estudantil, dinamismo, criatividade, espírito de equipe, preocupação com o outro e com o meio, inclusão, empatia além das questões planetárias. Este espaço constituído na instituição escolar, está sendo usado como um laboratório ao ar livre, onde é possível aliar as teorias as práticas na horta escolar, conectando dessa forma os componentes curriculares de forma significativa.

Tanto o planejamento da proposta até a sua execução foram feitas de forma colaborativa, por meio da efetiva participação dos estudantes como protagonistas estudantis e seus familiares, professores, funcionários e gestores. O projeto continua neste ano de 2023, fazendo a diferença nas práticas pedagógicas desenvolvidas na escola, visto que é um espaço dinamizador, investigativo e cheios de mistérios.

O projeto foi inscrito pela professora Claudinéia Aparecida Alves Buch no concurso “Educador Transformador” organizado pelo SEBRAE, Instituto Significare e Bett Brasil, o qual seleciona projetos inovadores, que mobilizam os seus estudantes em situações do dia a dia, descobrindo problemas e oportunidades, transformando ideias e desenvolvendo respostas para problemas reais da vida.

Neste concurso foram quase 3.000 projetos inscritos em todo o Brasil, e com a aprovação nesta primeira etapa, a escola recebeu o selo de participação e segue para a seletiva que selecionará 70 projetos de todo o país, divididos por área de ensino. Na fase final, será selecionado um projeto para cada uma das sete áreas: Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior.

Os projetos vencedores terão direito a bolsa integral no curso de MBA em Educação Empreendedora e mais cinco bolsas integrais para as instituições de cada um dos vencedores, além de troféu e certificado.