O Governo do Estado do Paraná por meio da Secretaria de Educação vai enviar 99 professores da rede estadual para a Finlândia e o Canadá no mês que vem, dentro do programa de intercâmbio Ganhando o Mundo.
O programa voltado aos professores e pedagogos vai proporcionar uma experiência de até quatro semanas de formação continuada em uma instituição de ensino superior com cursos ofertados abordando temas como gestão de sala de aula, metodologias ativas, currículo por habilidades e competências, orientação pedagógica, sistema educacional local, avaliação de aprendizagem, educação inclusiva, além de momentos de vivência nas escolas de educação básica do país. Durante esse período, os professores e pedagogos irão produzir projetos educacionais ou propostas de curso de curta duração, que serão colocados em prática após o retorno ao Brasil.
O investimento total nesta edição do Ganhando o Mundo é de R$ 3 milhões. O Estado arcará com os custos de passagem aérea internacional de ida e volta; deslocamento do aeroporto à instituição de ensino e da instituição de ensino ao aeroporto; alojamento; alimentação; taxas escolares e passagem de Curitiba até a embaixada emissora do visto, bem como hospedagem e alimentação no período para obtenção do visto.
“Eu tenho uma emoção muito grande como presidente da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa há seis anos. Se falarmos das conquistas na educação, vamos falar dos equipamentos que levaram mais tecnologia para as salas de aula, da merenda escolar de qualidade, do programa Escola Bonita que somente neste ano vai disponibilizar R$ 100 milhões de reais proporcionando mais agilidade na execução das obras, e deste maravilho programa que é o Ganhando Mundo”, destacou o deputado Hussein Bakri.
“É uma oportunidade ímpar na vida dos professores para se aprimorar, fortalecer os conhecimentos e, efetivamente, ganhar o mundo. Agradeço ao Governo do Estado por estar olhando a cada dia pela melhor educação do Brasil”, finalizou o Líder do Governo.