A 15ª Edição da Feira da Lua foi muito especial. O tradicional evento do município, que reúne a população, feirantes e artistas, teve como tema a Semana Farroupilha e o Dia do Gaúcho, comemorado no dia 20 de setembro.
Caracterizar a Feira da Lua foi uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico com o objetivo de fortalecer as raízes culturais de General Carneiro. Segundo o secretário, José Walter Ferreira: “Temos a tradição gaúcha muito forte aqui no município. A cultura gaúcha sempre foi presente e é uma cultura que faz parte das nossas raízes. Esse evento é uma forma de homenagem à essa herança”.
Mesmo com a noite gelada na cidade mais fria do Paraná, o evento reuniu muitas pessoas e artistas. O início ocorreu ao acender a Chama Crioula – uma tradição gaúcha que teve origem na década de 30. A homenagem à cultura farroupilha se estendeu com as apresentações e decoração do Rancho do Tio Cróve, com as danças gaúchas dirigidas pelo professor Saimon e pela professora Leisliane, pela professora Crica, pelo Grupo de Danças Passos Gauchos, de Bituruna, pela declamação do peão Edilson Montoski, que também é o primeiro Peão Biriva Xíru do MTG Paraná (2022-2024) e também pela apresentação de diversos artistas do município.
“Que dia especial que temos hoje. Estamos resgatando a nossa cultura, os nossos talentos de General Carneiro. A Feira da Lua é um lazer para a população, é uma oportunidade para os nossos feirantes e hoje já faz parte da agenda de eventos da cidade”, aponta o prefeito, Joel Ferreira.
Para prestigiar tanta arte, é preciso estar acompanhado de comida boa. E os feirantes capricharam: teve xixo, bolo, quentão, comidas doces e salgadas que reforçam o excelente trabalho dos microempreendedores.
A Prefeitura de General Carneiro parabeniza toda a organização da equipe, os feirantes, os artistas e população que acompanha o evento.