/Portos do Paraná recebem homenagem do deputado Hussein Bakri na Assembleia Legislativa

Portos do Paraná recebem homenagem do deputado Hussein Bakri na Assembleia Legislativa

Por meio de uma proposição do Líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri, os portos de Paranaguá e Antonina receberam uma homenagem nesta terça-feira (03) pela melhor gestão portuária do Brasil.

Os portos alcançaram a nota máxima no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP) na principal categoria entre os portos públicos brasileiros, no Prêmio Portos + Brasil, do Governo Federal. Essa é a quarta vez que a empresa pública recebe a premiação, entregue em agosto, em Brasília.

“Os números falam por si. Pela quarta vez consecutiva, a Portos do Paraná recebe este título de melhor porto do Brasil. O povo paranaense precisa ter orgulho das conquistas das empresas que representam o nosso estado, e esse é o nosso objetivo hoje”, destacou Hussein Bakri.

“Essa homenagem destaca o quanto a Portos do Paraná vem se tornando uma liderança em gestão portuária no país. São quatro anos de reconhecimento consecutivo mostrando que, perante o cenário nacional, nós somos a melhor empresa do setor e a melhor gestão profissional”, enfatizou o diretor-presidente da empresa, Luiz Fernando Garcia.

“Parabéns ao mentor de todo esse trabalho, o Governador Ratinho Junior, bem como à comunidade portuária que vem batendo recordes atrás de recordes, fazendo dos nossos portos os melhores do país”, complementou o parlamentar.

A iniciativa do deputado Hussein Bakri foi elogiada no início da solenidade pelos deputados Artagão Júnior, Pedro Paulo Bazana, Cloara Pinheiro, Cobra Repórter, Fabio Oliveira, Márcia Huçulak, Soldado Adriano José, Flávia Francischini e Luiz Fernando Guerra.

O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, também participou da solenidade e manifestou o agradecimento à Assembleia Legislativa pela homenagem. “O reconhecimento nacional veio ao longo de todos esses anos de gestão Ratinho Junior e nada melhor do que a Casa de Leis do nosso estado realizar esda homenagem, que é de todos os paranaenses”, disse.

Conforme o diretor-presidente da empresa, Luiz Fernando Garcia, os portos vêm demonstrando um avanço na sua infraestrutura, nas melhores práticas, na execução de grandes e importantes obras e também na governança da empresa.

O estado do Paraná ainda foi destaque em duas categorias entre os portos públicos. A empresa pública conquistou o primeiro lugar na categoria Variação do Lucro Operacional (EBITDA). O mercado financeiro utiliza o indicador para analisar as práticas contábeis e avaliar a situação financeira, econômica e mercadológica de uma companhia. Já o outro reconhecimento é na categoria crescimento de movimentação de carga geral, em que a empresa conquistou o segundo lugar. A métrica mede a quantidade de carga geral movimentada, como cargas em contêineres e veículos, além de produtos em sacas, fardos ou unidades, carregados direto nos porões dos navios.