/IAT prepara anteprojeto para encontrar a melhor solução para as enchentes em União da Vitória

IAT prepara anteprojeto para encontrar a melhor solução para as enchentes em União da Vitória

Uma comitiva do Instituto Água e Terra (IAT) liderada pelo diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos, José Luiz Scroccaro, vistoriou na quinta-feira (26) o Rio Iguaçu, em União da Vitória, no Sul do Paraná. A intenção é encontrar a melhor solução técnica e ambiental para amenizar o problema das constantes cheias na região, atendendo a uma determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Ainda não há um projeto definido, apenas estudos que levarão em consideração tanto a viabilidade técnica quanto econômica.

“A prioridade é levar qualidade de vida para os paranaenses de União de Vitória, um pedido expresso do governador”, destacou Scroccaro.

Após inspeção aérea, com apoio de um helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar (BPMOA), e também por via terrestre, ficou estabelecido que o Governo do Estado, por meio do IAT, vai fazer um Termo de Referência para a contratação de um anteprojeto, em busca da melhor modelagem para amenizar as enchentes e os alagamentos, levando em consideração todos os estudos existentes.

“É esse levantamento, com base em critérios extremamente técnicos, que vai definir qual a melhor modelagem para o projeto, aquele que mais vai beneficiar a população de União da Vitória. Todos os estudos serão analisados em busca da melhor solução, não há um caminho definido”, afirmou Scroccaro.

Além do diretor, participaram também da vistoria o gerente de Saneamento do IAT, Carlos Alberto Galerani; a engenheira Danielle Daldin; e o chefe do escritório regional do Instituto Água e Terra de União da Vitória, Augusto Arruda Lindner.