/Prefeito Joel participa de Conferência Estadual da Saúde e garante para General Carneiro mais recursos junto ao Governo do Estado

Prefeito Joel participa de Conferência Estadual da Saúde e garante para General Carneiro mais recursos junto ao Governo do Estado

O Prefeito de General Carneiro, Joel Martins Ferreira, ao lado da secretária Municipal de Saúde, Rosivane Faion e de profissionais do setor, esteve participando do evento Saúde em Movimento, em Foz do Iguaçu.

Na oportunidade, além de garantir capacitação aos profissionais, o município de General Carneiro foi contemplado com mais verbas de custeio que vão garantir recursos para o município atender à população.

“Estivemos participando em Foz do Iguaçu deste importante conferência promovida pela Secretaria de Estado da Saúde e junto ao Governador Ratinho Junior garantimos mais verba de custeio para pagar exames, consultas e transporte quando foi necessário para nossos pacientes”, destacou Joel.

A Conferência teve como objetivo atualizar os gestores, prestadores e trabalhadores da área em ações estratégicas para o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde do Estado. Durante os quatro dias será realizado o 2º Encontro Estadual do PlanificaSUS Paraná, o 2º Encontro dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias em Ação (Estação Informática); o 4º Acolhimento do Programa Mais Médicos para o Brasil (com profissionais das macrorregiões Oeste, Norte e Noroeste); a 6ª Reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná; a 313ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde do Paraná; a Reunião Técnica da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar); e a Assembleia Geral da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e do Consórcio Intermunicipal de Educação e Ensino do Paraná (CIEDEPAR).

Na oportunidade, o governador Ratinho Junior e o secretário Beto Preto anunciaram a liberação de mais de R$ 1 bilhão para fortalecer o atendimento de saúde no Estado. Com o apoio financeiro da Assembleia Legislativa, os recursos incluem a compra de ambulâncias, veículos e equipamentos para as prefeituras, além de obras e construção de unidades de saúde; repasses de custeio aos municípios para a média e alta complexidade; modernização dos hospitais universitários; custeio extra do teto de especialidades; auxílio com os gastos de saúde das cidades mais prejudicadas pelas fortes chuvas dos últimos meses; convênios com hospitais filantrópicos; incremento de assistência ao parto e nascimento e ampliação dos pontos de atenção à saúde mental. O Governo Estado também vai antecipar os pagamentos referentes aos meses de novembro e dezembro – geralmente feitos três meses depois – dos serviços prestados por mais de mil entidades hospitalares e ambulatoriais do Paraná.