/Saque emergencial do FGTS: saiba se você tem direito e quando poderá receber

Saque emergencial do FGTS: saiba se você tem direito e quando poderá receber

Nesta segunda-feira, dia 15 de junho, a Caixa Econômica Federal liberou a consulta do valor e da data do saque emergencial do FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O valor máximo para saque será de R$ 1.045 por trabalhador.

Tem direito ao saque emergencial todo trabalhador que tem um saldo até este valor na conta ativa ou inativa. O trabalhador pode consultar o valor do seu saque através do site fgts.caixa.gov.br ou por meio do Disque 111. A consulta poderá ser feita também pelo aplicativo FGTS e pelo Internet Banking da Caixa a partir de sexta-feira (19).

As liberações emergenciais do FGTS começarão no dia 29 de junho e será realizado por meio de Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa em nome dos trabalhadores. Já o saque em espécie ou transferências, também dos aniversariantes de janeiro, estão liberados a partir de 25 de julho (veja o calendário completo mais abaixo).

O dinheiro ficará disponível para o trabalhador até 30 de novembro. Se o saque emergencial não for feito até essa data, automaticamente o valor retornará para o fundo de garantia. Essa nova liberação do saque do FGTS se deu em razão da pandemia do novo coronavírus, que afetou as atividades econômicas e a renda dos trabalhadores.

Confira como conferir seu saldo no FGTS:

  • Acesse o site da Caixa
  • Informe o número do seu NIS ou CPF e clique em “cadastrar senha”.
  • Leia o regulamento e clique em “aceito”.
  • Preencha todos os campos com os seus dados pessoais.
  • Crie uma senha com até 8 dígitos, com letras e números, e confirme. Você será direcionado para a tela de login novamente.
  • Preencha os campos com NIS ou CPF, insira a senha cadastrada e o botão Acessar.

Confira o calendário: