/Vereador destaca requerimento que pede cardápio especial para alunos com diabetes

Vereador destaca requerimento que pede cardápio especial para alunos com diabetes

Durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de União da Vitória, realizada na noite dessa segunda-feira, dia 03 de maio, foi apresentado um requerimento que solicita a prefeitura que determine a Secretaria Municipal de Educação utilizar-se da Lei nº 3037/2003 que dispõe sobre o programa de prevenção e controle de diabetes nas crianças e adolescentes matriculados nas creches e demais estabelecimentos da rede pública municipal, criando um cardápio especial para os alunos identificados com diabetes.

Um dos vereadores que encabeçou esse requerimento foi Valdecir Ratko (DEM), o qual tem diabetes há 25 anos e sabe a importância de tratar sobre o tema. “O requerimento é muito importante, pois precisa ter uma alimentação diferenciada para que se evite danos sérios para a saúde. Eu como portador de diabetes sei que a alimentação não adequada pode acarretar em prejuízos sérios para a saúde“, destacou o vereador.

Como justificativa no documento que será enviado para a prefeitura, os vereadores citaram a Lei que diz que o dever público municipal deve fornecer aos portadores de diabetes, alimentação adequada às suas necessidades. Além da questão de alimentação, o artigo 6º traz algumas competências atribuídas ao município, o qual deve adotar medidas eficazes e adequadas, capazes de abolir práticas tradicionais prejudiciais a saúde das crianças e adolescentes portadores de diabetes.