/Com nova sede em Porto União, Instituto SIM recebe solista internacional e tem, agora, Jeferson Bernadon como seu pianista titular

Com nova sede em Porto União, Instituto SIM recebe solista internacional e tem, agora, Jeferson Bernadon como seu pianista titular

Concerto inédito com trompetista Arthur Fernandes, em homenagem a União da Vitória, abre a temporada 2024 que terá aulas de piano com Bernardon

O Instituto Sempre Incentivando Música (SIM) comemora uma fase realmente animadora. E em todos seus setores. Diante de uma gentileza gigantesca da Família Lotoski (Grupo Auto Premier/WDD Motos) a instituição musical que é referência na região já ocupa agora nova e ampla sede. “Estamos atuando musicalmente no novo local, ao passo que seguimos adequamos o maravilhoso espaço às nossas necessidades. Seremos eternamente gratos à família Lotoski”, destaca Fernando Luiz Wille, Presidente do SIM.

A sede está localizada na Rua Fernando Machado, 50, centro de Porto União, onde antes funcionou o Detran de Santa Catarina.

Apesar das reformas, ali já estão sendo ministradas as aulas e ensaios de música com vistas à temporada 2024 que será aberta com evento inédito.
Pela primeira vez em sua história o SIM realizará concerto com solista convidado.

Para este momento, ninguém menos do que o trompetista Arthur Fernandes (Londrina), reconhecidamente um dos principais instrumentistas do país e de renome internacional.

Trompetista Arthur Fernandes será solista no Concerto “Nossas Histórias”

Homenageando o aniversário de União da Vitória, o “Concerto Nossas Histórias” está marcado para o dia 7 de abril (domingo), às 10h no Cine Teatro Luz. O ingresso custa apenas R$ 20 e será acompanhado pela Orquestra Jazz Sinfônica SIM.

“Traremos no repertório espaço a música brasileira com destaque para nossa interpretação da belíssima Suíte Monette, de José Ursicino da Silva, conhecido como Maestro Duda”, destaca Arthur.

Bernardon assume assento
O produtivo período em que Bruna Grobe Stelmach ocupou a cadeira de pianista do SIM foi encerrado em 2023, no Concerto de Natal em Joinville (SC). Desde então, Bruna passou a se dedicar exclusivamente aos estudos para a Magistratura.

Jeferson Bernardon assume como pianista do Instituto SIM onde também ministrará aulas do instrumento

Desta forma, o Instituto SIM buscou ninguém menos do que Jeferson Bernardon. E deu certo.
Natural de União da Vitória, Jeferson iniciou seus estudos de piano na Escola de Música Maria Tereza. Em 1984 frequentou o Instituto de Música Carlos Wesley, em Curitiba, onde, em 1986, ingressou na Escola de Música e Belas Artes do Paraná obtendo o primeiro lugar no vestibular para o Curso Superior de Instrumentos, passando a estudar na classe da professora Ana Maria Portes e, mais tarde, recebendo orientação da pianista Vânia Pimentel Canto.
Foi ovacionado por diversas vezes em Curitiba, quer seja no Auditório da Reitoria da Universidade do Paraná, no Teatro Guaíra, no Auditório Bento Mossurunga, Teatro do SESI. Aplausos também na Sala Scabi, no Theatro São João (na Lapa – PR) e nas festividades do centenário de União da Vitória, no Cine Teatro Luz, em dia 28 de março de 1990. O mesmo palco em que participará do concerto no próximo 7 de abril, 34 anos depois.

Além de ocupar a cadeira de pianista da Orquestra Jazz Sinfônica SIM, Jeferson ministrará aulas de piano, tão logo a sala que está em reformas na nova sede fique pronta.

“Considero Bernardon o mais virtuoso pianista da região. Já trabalhamos juntos, quer seja no carnaval local ou em ocasiões eruditas e sempre foi muito produtivo. É uma honra poder contar com ele em nossos grupos, pois isso nos concede a condição de sonharmos ainda mais alto, musicalmente falando.
Queremos criar um ambiente em que o Jeferson possa nos brindar com todo seu talento ímpar. E estamos apenas começando isso, numa prova de que o SIM vive uma fase de plena gratidão, com cada vez mais boas pessoas em seu entorno”, destacou o Maestro Marcelo Storck.